Sunday, April 29, 2012

LUCHO GATICA

A Voz Romântica Das Américas (1956)


Luis Enrique Gatica Silva (11/08/1928, Rancagua, Chile), mais conhecido como Lucho Gatica, filho de Agustín Gatica, comerciane e pequeno agricultor e de Juana Silva, dona de casa.  Seu pai morreu em 10 de Fevereiro de 1933 e em sua infância passou por muitas privações junto com seus sete irmãos.
Foi Arturo Gatica, irmão dez anos mais velho e já atuando como músico desde 1938, quem o incentivou em seus primeiros passos musicais.  Lucho Gatica estudou no Institudo Higgins de Rancagua, dependente da congregação católica dos Hermanos Maristas, e, em 1941 começou a cantar em peças da escola e na rádio de Rancagua, fazendo um duo com seu irmão, aos treze anos.  Em 1943 gravou o primeiro disco de sua vida; um acetado registrado na mesma rádio, com três toadas e uma delas chamada "Negra Del Alma", acompanhado pelos violões de dois amigos, Antonio Muñoz e Ernesto Rossón.
Arturo também o acolheu quando este chegou em Santiago, em 1945.  Neste ano matriculou-se no Instituto Alonso de Ercilla, também dependente dos Hermanos Maristas, onde teve, entre seus companheiros, Andrés Zaldiva, futura figura política Chilena.  Um ano mais tarde, em 1946, o estudante Gatica inscreveu-se também na Escuela Industrial Nº 2 de Santiago, para conseguir o título de Técnico de Mecânico Dental.  Mas ao mesmo tempo Arturo levou seu irmão à Rádio Minería para apresentá-lo ao locutor Raúl Matas, que apresentava o programa La Feria De Los Deseos.  Aos dezoito anos de idade, Lucho Gatica cantou "¿Tú, Donde Estás?"
Em 1956, Lucho iniciou uma tournée pelo exterior que o levou à Venezuela.  Em 1957, Lucho decidiu mudar-se para o México, um país que teria grande importância em sua vida.  No México lançou "No Me Platiques", "Tu Me Acostumbraste" e "Voy A Apagar La Luz", este último lançado em 1959.
Em 1958, é lançado o primeiro disco em formato LP de Lucho Gatica.  Dos seus três álbums lançados neste ano foram compilações de suas gravações mais conhecidas no formato de 78rpm.  O terceiro foi chamado Encadenados.
Mais tarde, Gatica decidiu ficar permanentemente no México e lá casou-e em 21 de Maio de 1960 com a atriz Porto-Riquenha María del Pilar Mercado, conhecida popularmente como Mapita Cortés, que também residia no país azteca.  Desta união, que durou 18 anos, o casal teve cinco filhos, entre eles, o primogênito Luis Antonio Gatica Mercado (1961), ator, e o menor, alfredo Gatica Mercado, produtor musical.  Após o divórcio, Lucho Gatica mudou-se para os Estados Unidos.  Seu segundo casamento foi com uma modelo Norte Americana que conheceu no começo dos anos 80, e com que permaneceu casado por seis anos, e com tem teve sua sexta filha, Luciana.  Após a separação, em 1986, casou-se com sua atual esposa, Leslie, vinte anos mais nova, com quem teve sua filha mais nova, Lily Gatica.
Em 1961, Lucho Gatica começou a apresentar seus primeiros problemas vocais, num desgaste que agravou-se pelos anos seguinte e influenciaram sua baixa produção discográfica.
Em 1996 recebru uma grande homenagem em Miami, Estados Unidos, por parte de artistas diversos.
Para mais informações, por favor visite a Wikipedia.

A Voz Romântica Das Américas

01. Prohibido - com Roberto Inglez & Orquestra
    (M. Sucher/Carlos Bahr) • 2:44
02. La Volvi A Encontrar - com Roberto Inglez & Orquestra
    (Charlo) • 3:05
03. Besame Mucho - com Roberto Inglez & Orquestra
    (C. Velasquez) • 3:04
04. Las Muchachas De La Plaza España - com Roberto Inglez & Orquestra
    (M. Ruccione/Marchione) • 3:07
05. Quiereme - com Don Roy & Orquestra
    (Gaymer/Da Costa) • 2:48
06. Vaya Con Diós - com Trio Peregrinos
    (Gamboa/Russell/James Pepper) • 2:51
07. Sinceridad - com Trio Peregrinos
    (Gaston Perez) • 3:10
08. Ruega Pos Nosotros - com Don Roy & Orquestra
    (Alberto Cervantes/Ruben Fuentes) • 3:01
09. Vuela Paloma - com Don Roy & Orquestra
    (Bruno Cherubini/Carlos Concina) • 2:49
10. Risque - com Don Roy & Orquestra
    (Ary Barroso) • 3:21

2 comments:

  1. Boa lembrança este LP. Posso estar falando bobagem, mas acredito que, naqueles anos primitivos, nenhum outro microssulco vendeu tanto quanto este (eu mesmo tenho duas cópias dele). Nos anos 50, Gatica (assim como Gregorio Barrios) era um grande sucesso. Seus discos saiam como manteiga e, em geral, seus arranjos eram muitíssimo bem feitos. Neste LP, gosto especialmente de duas gravações que ele fez com um trio onde sobressai o violão: Sinceridad (aliás, seu maior sucesso) e Vaya Con Dios - que se não me engano (já vão anos que não escuto esse LP) ele canta até em inglês.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade! Na realidade ele também canta em Italiano e em Português, e as músicas interpretadas com o Trio Peregrino são realmente as melhores. E o Gregório já está na reta final para a postagem...

      Delete