Sunday, April 15, 2012

5 LATINOS

Los Dulces 16 Años (1960)



Los 5 Latinos, um grupo vocal-instrumental do rock and roll da Argentina ainda está ativo, estabelecido em 1957. Considerado por muitos como o grupo vocal mais famoso de todos os tempos foi um dos primórdios do rock latino e um dos primeiros grupos a cantar rock em espanhol, bem como em alcançar a fama mundial, replicando estilo doo wop do The Platters.  Liderado por uma mulher, Estela Raval, algo incomum na época de sua origem, e seu marido, o trompetista Ricardo Romero, junto com Hector Buonsanti, Mariano e Francisco Jorge Crisiglione Pataro, este último substituído em 1960 por Carlos Antimori.
Em 1957 eles gravaram seu primeiro single com a Columbia ("Young Love", "Abrir as janelas") e em 1958 seu primeiro álbum (Maravilloso, Maravilloso, Columbia, 1958), acompanhado pela orquestra de Waldo de Los Rios, com grande sucesso como "Recordándote" (que alcanou o segundo lugar no ranking da Discomania Mundo, que transmitia o programa para toda a América do WRUL Nova York), "Young Love", "Abrir As Janelas" e um cover em espanhol da ultrafamosa "Only You" (Só Você). Imediatamente alcançou uma extraordinária circulação internacional, que foi mantida por muitos anos. Eles fizeram shows ao redor do mundo, chegando a tocar no Ed Sullivan Show e dividiu o palco com The Platters, sendo seu maior hit, "Ballada De La Trombeta."
No incio de 1959 eles lançaram seu segundo álbum, "Dímelo Tu" (Columbia), escolhido como primeiro corte por ser o primeiro tema rock roll composto por autores sul-americanos que se tornou sucesso internacional. Naquele mesmo ano, fez sua primeira turné internacional para o Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, México (onde permaneceram por seis meses), Costa Rica e Porto Rico. Na Venezuela teve seu próprio show. No México ficou em primeiro lugar durante quatro meses, como figuras centrais do então famoso programa de televisão Siempre en Domingo, liderado por Raul Velazco, aparecendo em arenas de touradas, para acomodar público em suas apresentações.
Em 1960 foi para a Espanha onde a sua chegada foi um evento nacional, aparecendo no Parque Flórida.
Eles viajaram por todo o país por um ano e meio, incluindo uma performance histórica conjunta com o The Platters em 29 de junho 1960 na arena de tourada em Valência diante de 35.000 pessoas. Em 1961 apareceram no Olympia de Paris com Gilbert Becaud, estando entre o público, artistas como Judy Garland, Charles Aznavour e Édith Piaf. O passeio continuou por Portugal, Itália, Grécia, Egito, Israel, Líbano, Inglaterra, e novamente na Espanha para trabalhar ao lado de Frank Sinatra em um programa especial do Festival. Depois de viajar toda a Europa, visitou a América, realizando shows, na Califórnia, em Los Angeles, San Francisco, Hollywood e Las Vegas.
Em 1969, quando o seu sucesso parecia cair, anunciaram a dissolução da banda e o lançamendo da carreira solo de Estela Raval. A despedida foi realizada no luxuoso Hotel Hermitage de Mar del Plata, fechando o desempenho com uma performace inesquecível e emocionada de "Tu Eres Mi Destino", que Estela Raval não pode deixar de chorar, a ponto de interromper a canção. Após a separação, Estela Raval desenvolveu uma carreira solo, acompanhada por seu marido, Ricardo Romero, mas sem atingir o reconhecimento que recebeu com a banda. Mariano Crisiglione criou seu próprio conjunto vocal, Charles Antinori fundou sua própria orquestra e Hector Buonsanti dedicou-se a arranjos musicais.
Para maiores informações, por favor, visite a Wikipedia

Los Dulces 16 Años

01. Te Diré (Bracchi/D'Anzi) • 2:37
02. Tiempo Tormentoso (Harold Arlen/Ted Koehler/Vers.:Ben Molar) • 3:01
03. Pequeña Flor (Sidney Becht/Vers.:Ben Molar) • 3:04
04. Tu Eres Mi Destino (Paul Anka/Vers.: Rafaelmo Latino) • 2:20
05. Las Hojas Muertas (Joseph Kosma/Jacques Prévert/Vers.: Ben Molar) • 2:27
06. Naciste Tarde (Charles Strouse/Frederick Tobias/Vers.: Ben Molar) • 2:08
07. Solamente Tu (Buck Ram/Andrew Rand/Vers.: Ben Molar) • 3:04
08. Los Dulces 16 Años (Ira Kosloff/Irving Reid/Tony Springer/ Vers.: Ben Molar) • 2:48
09. Hay Humo En Tus Ojos (Otto A. Harbach/Jerome Kern/Vers.: Lucio Milena) • 2:25
10. Mi Madre Querida (Jack Yellen/Lew Pollack/Ver.: Ben Molar/Rafaelmo Latino) • 2:43
11. Yo Creo (Erwin Drake/Irving Graham/Jimmy Shirl/Al Stillman/Vers.: Ben Molar) • 2:44
12. Himno Al Amor (Margueritte Monnot/Édith Piaf/Vers.: Ben Molar) • 2:07
13. Que Bonito Amor (José Alfredo Jimenez) • 2:25
14. Mi Oración (Georges Boulanger/Jimmy Kennedy/N. Noriega/Vers.: Ben Molar) • 2:52

2 comments:

  1. Caro(s) amigo(s)deste blog. Com muita satisfação e alegria que faço este comentário. Este blog maravilhoso, está postando LP's com selo "Corisco".Músicas refinadas, limpas, e capas perfeitas para admirar-se. Farei um arquivo deste selo. Tenho gravações de outros blogs com selo. Parabens, e sucesso . Abçs.Fernando Gregório

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado.
      Obrigado!

      Delete